Atividades do Clube

As atividades e projetos desenvolvidas pelo Clube serão apresentadas aos orgãos pedagógicos do colégio e divulgadas aos Serviços Municipais de Proteção Civil de Almada. 

 

 

 Atividades Previstas para o Ano Letivo de 2024-2025

 

As atividades previstas para este ano letivo são as seguintes:

  • Sensibilização da comunidade educativa para uma cultura de Proteção Civil a partir de ações diretas junto da comunidade educativa.
  • Formação de alguns elementos da comunidade educativa do colégio em SBV (Suporte Básico de Vida) no âmbito do acordo/parceria com o 
  • Participação nos simulacros internos e externos a convite dos Serviços Municipais de Proteção Civil de Almada.
  • Colaboração na Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2025 (a decorrer no Verão).

 

A frequência no Clube é gratuita e em regime de voluntariado

 

 

 ATIVIDADES REALIZADAS

 

2019 - A Terra Treme

 

O Colégio Campo de Flores participou de forma ativa, envolvendo toda a comunidade escolar, no exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido pela ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e ME – Ministério da Educação. Esta ação visou chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância dos comportamentos adequados perante um sismo.

Os comportamentos adequados, da população, face a situações de sinistro podem salvar vidas e facilitam as operações de socorro e salvamento.

Os simulacros são exercícios que para além de promoverem a consciência para o risco podem também contribuir para a redução das vítimas, mitigando assim os seus efeitos.

Recordamos os 3 gestos que salvam vidas numa situação de sismo: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

 

 

 

 

2019 - Comemorações do Dia da Proteção Civil em Almada 

 

 

 

LIVEX 2016 - Exercício Municipal de Proteção Civil

Participação no Exercício Municipal de Proteção Civil "LIVEX 2016"

 

 

 

 

 

O LIVEX foi um exercício organizado pela Proteção Civil de Almada, com meios reais, em que o Clube de Radiocomunicações e Proteção Civil do Colégio Campo de Flores teve o privilegio de participar.

O exercício teve lugar no passado Sábado, dia 29 de Outubro, nas antigas instalações da Lisnave. Foi realizado no âmbito de um teste do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil e teve como cenário a ocorrência de acidente grave no município, originado por rebentamento de conduta de gás natural na via pública, seguido de incêndio. Este cenário teve vários figurantes, destacando-se o papel de desalojados que nos foi atribuído. A nossa equipa era constituída por doze elementos de entre os quais dois eram observadores oficiais.

Ao participarmos nesta missão tivemos a oportunidade de colaborar (e assistir dentro da própria ação) no trabalho desenvolvido pelos vários agentes de proteção civil e entidades colaborantes no sistema de socorro.

 

 

 

2016 - Semana da Proteção Civil em Almada

 

 

 O Colégio Campo de Flores, representado pelo Clube de Radiocomunicações e Proteção Civil, participou na 3ª Exposição da Semana da Proteção Civil que se realizou no dia 1 de Junho, no Parque da Paz em Almada. O Clube fez uma demonstração das comunicações alternativas de emergência, bem como a simulação de uma operação de resgate e salvamento integrando uma demonstração de Suporte Básico de Vida. Nesta demonstração foram envolvidos recursos tecnológicos de busca e salvamento tais como um robô com transmissão de imagens em tempo real e comunicação áudio bidirecional e um Drone que sobrevoou a zona de operações com um equipamento de telemetria (transmissão de dados) acoplado. Na equipa do Clube estiveram integrados os seguintes elementos: Formadores do Hospital Garcia de Orta (Centro de Investigação e Centro de Formação) que monitorizaram os nossos alunos com formação em SBV; alunos e professores da EPA (Escola Profissional de Almada) que comandaram o robô terrestre e no apoio às comunicações rádio este o Professor Jorge Guimarães em representação da ARVM (Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide) que coordenou as estações de rádio remotas das regiões de Setúbal e Lisboa.

 

 

 

Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2016

 

 

 

 

 O Colégio Campo de Flores, representado pelo seu Clube de Radiocomunicações e Proteção Civil, voltou a participar na operação "Floresta Segura, Floresta Verde" levada a cabo pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Almada. 

Os Serviços Municipais de Proteção Civil de Almada, Bombeiros, GNR, Serviços Florestais e equipas de voluntários permanentes e integrados, participou no patrulhamento da floresta e vigilância de incêndios na zona da Fonte da Telha e Mata dos Medos, contribuindo para a preservação deste património florestal e paisagístico.

 

 

 

Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2015 - dia 27 de Setembro

 

 

 

Último dia da Operação

 

 

Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2015 - dia 13 de Setembro

 

 

 

 

Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2015 - dia 22 de Agosto

 

 

 

 

Quarto dia de patrulhamento e vigilância com a Equipa do Clube de Radiocomunicações do Colégio Campo de Flores:

 

"O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor"

 

Madre Teresa de Calcutá

 

"Obrigada pela iniciativa e por nos ajudarem na educação para a cidadania dos nossos filhotes. Para nós, adultos, também foi um momento interessante dedicado exclusivamente à reflexão sobre a responsabilidade que cada um tem sobre o que é de todos, neste caso a "Floresta"."

 

Família Lima: (Encarregada de Educação, Ana Isabel Lima; Encarregado de Educação, Bartolomeu Santos Lima; Aluno Duarte Neves Lima (11 anos); Aluno Francisco Neves Lima (13 anos).

 

Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2015 - dia 9 de Agosto

 

 

 

Terceiro dia de patrulhamento e vigilância na Mata dos Medos com a equipa do Colégio Campo de Flores:

 

"Eu gostei muito desta ação porque me ensinaram a tratar e a proteger as florestas.

O sítio que gostei mais de conhecer foi a torre de vigia, pois tem uma vista belíssima sobre a Mata dos medos."

Leonardo Grilo (aluno - 8 anos)

 

" Depois do desafio do meu filho em participarmos na Operação Floresta Segura 2015, posso dizer que adorei ter participado não só como pai mas como cidadão. Conhecer o espaço florestal que nos rodeia no nosso município e verificar o árduo trabalho que é aplicado para o proteger por todas as entidades envolvidas foi surpreendente.

Os meus agradecimentos ao Professor José Fernandes e aos participantes bem como à excelente equipa da Proteção Civil que nos acompanhou e todo o conhecimento que nos transmitiram."

Amaro Grilo (Encarregado de Educação)

 

 

Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2015 - dia 18 Julho

 

 

 

Pela segunda vez o Colégio participa com uma equipa constituída por professores, alunos e encarregados de educação na vigilância e patrulhamento da Mata dos Medos no âmbito da Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2015. Além de ser uma atividade diferente, pelo convívio e partilha de conhecimentos, permite-nos, ainda, auxiliar aqueles que têm por missão zelar por este património florestal que pretendemos deixar como legado às gerações vindouras.

 

Testemunhos deixados pelos elementos das nossas equipas:

 

"Eu adorei participar na Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2015, porque aprendi coisas novas.

Aprendi que não se deve apagar fogos com água do mar, pois o sal faz mal ao solo.

O que mais gostei foi visitar a torre de vigia, porque consegui ver como a floresta é grande e bonita"

Matilde Almeida (aluna - 8 anos)

 

"Quando soube desta operação pelo Professor José Fernandes, não hesitei um segundo em participar, uma vez que iria ter a oportunidade de ajudar voluntariamente para uma causa nobre, a vigilância e proteção da nossa floresta.

As minhas expectativas eram altas e no momento em que o Coordenador da Operação Jorge Graça fez o briefing da operação, verifiquei que estávamos perante uma equipa bem organizada e preparada para o terreno.

A participação na vigilância motorizada, permitiu conhecer em detalhe o difícil trabalho da equipa de Proteção Civil de Almada e Panteras na sua vasta área de patrulhamento.

Foi um privilégio participar na Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2015, que só foi possível com o apoio e organização do Professor José Fernandes, Proteção Civil de Almada, Panteras e colegas voluntários."

Fernando Almeida (Encarregado de Educação)

 

“A minha experiência na Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2015 foi sem dúvida gratificante e útil para perceber melhor o quanto é importante preservar a nossa floresta que é sem dúvida muito bonita. Também devo agradecer a companhia e orientações durante o patrulhamento dos Senhores Couto e Prata da associação de Comandos de Almada, Seixal e aos professores Guilherme Franco e José Fernandes. Agradeço, ainda, esta oportunidade ao Senhor Coordenador da Operação Jorge Graça”

Carlos Quintino (aluno – 15 anos)

 

 “Tinha como objetivo ao me ter inscrito nesta atividade conhecer “por dentro” a zona de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil de Almada. Além disso pude conhecer homens que com o seu contributo voluntário fazem com que ainda hoje seja possível termos em Almada um património tão vasto e de inestimável valor para as gerações futuras. Foi um sábado bem passado na companhia do Couto e do Prata (se me permitem deixar cair o Senhor – coisas de homens de armas) que nos orientaram e com as suas valiosas indicações e nos partilharam saberes que só estes homens conhecem. Parabéns a todos!”

Luís Rodrigues (Encarregado de Educação)

 

“O que me marcou pela positiva, foi fazer uma coisa diferente que eu não estava acostumado a fazer e durante este dia tive o privilégio de observar a maneira como os membros da Proteção Civil trabalhavam e também tive o privilégio de patrulhar as florestas com os elementos do meu grupo. Acho que foi uma experiência inesquecível que nos fez sentir úteis de certa maneira para a sociedade civil.

 Ricardo Rodrigues (aluno - 13 anos)

 

 

Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2015 - dia 11 Julho

 

 

Alô Patrulha #1, aqui Quadra…

Foi assim que a equipa do Clube de Radiocomunicações e Proteção Civil do Colégio Campo de Flores iniciou a sua patrulha e vigilância na Mata dos Medos, zona de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil de Almada. A equipa, constituída por alunos, encarregados de educação e professores, foi orientada pelos veteranos “Panteras” da Associação de Comandos de Almada, Seixal e gerida pelo GPOSP - Coordenador da Operação do Serviço Municipal de Proteção Civil de Almada.

Foi um dia em que tivemos oportunidade de contribuir para a segurança e conservação do nosso inestimável património florestal. No terreno percebemos as dificuldades sentidas pelas entidades oficiais na gestão e organização de toda esta imensa mancha florestal. A oportunidade foi única não só pela possibilidade da experimentação mas também pelo convívio e partilha de conhecimentos. O efeito pedagógico da ação foi por todos nós sentido e permitiu-nos ver aspetos negativos da ação do homem sobre este património e no sentido oposto o valor desta paisagem verdadeiramente deslumbrante.

O nosso “patrulha#2”, Carlos Quintino, aluno do 9º Ano, descreveu a sua experiência testemunhando o seguinte: “A minha experiência na Operação Floresta Segura, Floresta Verde 2015 foi sem dúvida gratificante e útil para perceber melhor o quanto é importante preservar a nossa floresta que é sem dúvida muito bonita. Também devo agradecer a companhia e orientações durante o patrulhamento dos Senhores Couto e Prata da associação de Comandos de Almada, Seixal e aos professores Guilherme Franco e José Fernandes. Agradeço, ainda, esta oportunidade ao Senhor Coordenador da Operação Jorge Graça”.

 

 

 

Semana "Há Luz no Conhecimento" - dia 19 de Março

 

Exercício conjunto de Proteção Civil: Comunicações de Emergência, Socorro e Salvamento com SBV

 

Intervenientes:  elementos do Clube de Radiocomunicações e Proteção Civil do Colégio Campo de Flores, CGO – Centro Garcia de Orta (Enfª Vânia Teixeira da Equipa de Formação do Hospital Garcia de Orta), Proteção Civil de Almada (Jorge Graça, José Lança e Manuel Nabais), REP – Rede dos Emissores Portugueses (Carlos Nora, presidente), ARVM – Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide (Professor Jorge Magalhães em representação da ARVM) e RMS – Telecomunicações (presente com SPOT – equipamento de rastreio e localização por satélite, gentilmente cedido pelo Engº. Luís Almeida).

 

 

 

 

Semana "Há Luz no Conhecimento" - dia 18 de Março

 

 Ação conjunta de Proteção Civil, Suporte Báico de Vida e Comunicações de Emergência

 

Intervenientes:  elementos do Clube de Radiocomunicações e Proteção Civil do Colégio, CGO – Centro Garcia de Orta (Enfª Clara Rocha, Coordenadora do CGO; Enfª Ana Valdevino, Coordenadora do Suporte Básico de Vida e Enfª Vânia Teixeira da Equipa de Formação do Hospital Garcia de Orta), Proteção Civil de Almada (Jorge Graça, José Lança e Manuel Nabais), REP – Rede dos Emissores Portugueses (Carlos Nora, presidente).

 

 

 

Semana da Proteção Civil no Fórum Almada

 

No dia 6 de Março alguns alunos do 3º e 4º ano deslocaram-se ao Almada Fórum para participarem e assistirem a algumas demonstrações de como devemos agir perante situações de perigo. Acompanhados pela professora Francisca Nobre foram recebidos pela Equipa de Formação do CGO – Hospital Garcia de Orta e pela Proteção Civil de Almada que demonstraram os algoritmos básicos de Suporte Básico de Vida e como reagir num cenário de sismo.

 

Eu vi dois bonecos no chão como se fossem pessoas desmaiadas. Tive de fazer trinta pesos em cima dos bonecos e duas respirações. A seguir fui para uma tenda branca e falaram-me de tremores de terra. O que eu gostei mais foi de saber como salvar uma pessoa.” – Sofia Pereira, 3ºD

 

Esta visita foi muito interessante porque aprendi coisas novas, como por exemplo: o que devo fazer para ajudar uma pessoa a respirar, devemos deitá-la no chão, pôr as mãos sobre o seu peito e empurrar para baixo trinta vezes.” – Miguel Marto, 3ºB

 

“Foi divertido, ensinaram-nos muito e gostei bastante de saber como podemos salvar uma pessoa” Gonçalo Salgueira 4ºB

 

“ Acho que foi importante para a nossa aprendizagem porque se acontecer já estamos preparados” Victória 4ºB

 

“ Foi muito divertido e uma experiência diferente irmos ao Almada Forum aprender mais coisas, como por exemplo: socorrer a vida de uma pessoa, aprender como se deve agir quando acontece um sismo. Foi fabuloso!” Leonor Rocha 4ºA

 

“ Foi uma forma de aprendermos mais. Com isto aprendemos a socorrer as pessoas. Se alguém desmaiar ou cair de repente sabemos o que fazer. Também aprendemos sobre sismos, e foi engraçado porque nos metemos debaixo de uma mesa…” Rita 4ºC

 

 

 

Exercício de Comunicações da Bolsa de Radioamadores Voluntários da ARVM

 (Sábado, dia 21 de Fevereiro de 2015)

 

 

O Clube de Radiocomunicações e Proteção Civil do Colégio Campo de Flores participou no Exercício de Comunicações da Bolsa de Radioamadores Voluntários da Proteção Civil de Loures que ocorreu no Sábado, dia 21 de Março. O exercício teve lugar na Sede da ARVM - Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide e visou proporcionar treino nos procedimentos nas comunicações de emergência rádio e detetar eventuais falhas inerentes à logística das comunicações.

 

Kit de emergência rádio do Clube RCPC do Colégio Campo de Flores (operado por CT1-FGK)

 

 

 

 

 

Âmbito do Exercício de Radiocomunicações

 

 

 

 

 

Simulacro e Exercício Público de Cidadania "A Terra Treme" 

(13 de Outubro de 2014) 

 

 

  

A ARVM - Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide  associou-se a esta iniciativa da ANPC - Autoridade Nacional de Proteção Civil promovendo um exercício de radiocomunicações de emergência em situações de catástrofe no Colégio Campo de Flores. Ficou, assim,  demonstrado perante a nossa comunidade escolar (mil cento e onze alunos) a importância do radioamadaorismo no apoio às comunicações de emergência em situações de desastre e colapso de comunicações. O colega José Luís Proença (CT1-GZB) mostrou em todos os momentos do exercício e simulacro um empenho e profissionalismo que muito dignifica a atividade radioamadorística. Parabéns!

 

O Clube de Rádio Comunicações e Proteção Civil e Direção do Colégio Campo de Flores agradece à Direção da ARVM, nomeadamente ao seu Presidente Francisco Gonçalves (CT1-DL),  a resposta pronta ao convite informal que lhe formulámos. Agradecimentos extensivos aos colegas radioamadores que participaram neste exercício  rádio e que permitiram a sua concretização. A eles, CT1-EHY, CT5-GJH, CT7-ABP, CT1-FKF, CT5-GJH, CT1-DTC, CT5-JLD e CT1-DHY, gratos pela qualidade da participação. Ao colega Manuel Dinis (CT1-ABD), um agradecimento especial pela sua disponibilidade. Às Autoridades de Proteção Civil Nacional e Local, também aqui formulamos os nossos agradecimentos. Particularmente gratos pela presença do  Senhor Coordenador da Proteção Civil de Almada, Dr. António Godinho que connosco partilhou este momento.

 

Parabéns aos nossos alunos, professores e funcionários pela forma como aderiram e participaram neste exercício. 

 

 

P'la Equipa do Clube de Proteção Civil

 

José Fernandes (CT1-FGK)

 

 

 

 Atiividade de dinamização, realizada no dia 10 de Outubro, no âmbito do Exercício Público "A Terra Treme"